2020
Regresso ao Trabalho - Recomendações
Numa altura em que as empresas já voltaram ou se preparam para regressar ao trabalho, existem várias orientações das entidades oficiais para garantir a “nova normalidade”.
As medidas recomendadas pela Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), para as empresas, estão alinhadas com o que tem sido difundindo pelas autoridades de saúde desde o início do surto:
- reforçar a limpeza e a desinfeção dos espaços;
- promover o distanciamento físico entre os trabalhadores, fornecedores e clientes;
- reforçar a etiqueta respiratória e a higiene, sobretudo das mãos.
De acordo com a ACT, é importante que os locais de trabalho interiores sejam ventilados, preferencialmente através do reforço da ventilação natural, sendo que deve ser garantido o aumento da manutenção e da limpeza dos sistemas de ventilação e ar condicionado.
As empresas devem também assegurar, sempre que necessário e possível, a alteração da disposição dos postos de trabalho, para manter o distanciamento físico e reduzir o contacto entre os trabalhadores. Se não houver possibilidade de alterar os locais de trabalho, a ACT recomenda a criação de uma barreira física entre os trabalhadores utilizando, por exemplo, divisórias.
A Polidiagnóstico Empresas elaborou uma Lista de Verificação que reúne as medidas que deverá garantir na sua empresa. Link para anexo.
Consulte as 19 recomendações da ACT - Adaptar os locais de trabalho/proteger os trabalhadores.