Regresso ao Trabalho - Recomendações

Numa altura em que as empresas já voltaram ou se preparam para regressar ao trabalho, existem várias orientações das entidades oficiais para garantir a “nova normalidade”.

As medidas recomendadas pela Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), para as empresas, estão alinhadas com o que tem sido difundindo pelas autoridades de saúde desde o início do surto:

- reforçar a limpeza e a desinfeção dos espaços;

- promover o distanciamento físico entre os trabalhadores, fornecedores e clientes;

- reforçar a etiqueta respiratória e a higiene, sobretudo das mãos.

De acordo com a ACT, é importante que os locais de trabalho interiores sejam ventilados, preferencialmente através do reforço da ventilação natural, sendo que deve ser garantido o aumento da manutenção e da limpeza dos sistemas de ventilação e ar condicionado.

As empresas devem também assegurar, sempre que necessário e possível, a alteração da disposição dos postos de trabalho, para manter o distanciamento físico e reduzir o contacto entre os trabalhadores. Se não houver possibilidade de alterar os locais de trabalho, a ACT recomenda a criação de uma barreira física entre os trabalhadores utilizando, por exemplo, divisórias.

A Polidiagnóstico Empresas elaborou uma Lista de Verificação que reúne as medidas que deverá garantir na sua empresa. Link para anexo.

Consulte as 19 recomendações da ACT - Adaptar os locais de trabalho/proteger os trabalhadores.

 

Consulte aqui a Lista de Verificação das Empresas

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