Envelhecimento da População Ativa: desafios acrescidos para as Empresas?

 

O envelhecimento populacional é algo que afeta todos os países da União Europeia (UE) com especial impacto em Portugal (OECD, 2019). O envelhecimento tem uma forte impacto na sociedade e exige adaptações e respostas em diversos setores, nomeadamente nos sistemas de suporte, como os sistemas de saúde e os sociais, entre outros.

O trabalho é um fator determinante para a saúde que desempenha um papel fulcral na vida do ser humano, sobretudo se tivermos em conta que a maioria das pessoas passa cerca de 8 horas por dia no local de trabalho. A saúde e a segurança no trabalho desempenham um papel crucial, contribuindo para o envelhecimento ativo através de uma vida profissional melhor e mais longa. Para as empresas, a implementação de programas de saúde no local de trabalho tem demonstrado inúmeros benefícios, nomeadamente, maior rendimento por parte dos colaboradores, resultando assim numa importante ferramenta para o sucesso de cada empresa.

Projetos de alimentação saudável em contexto laboral são cada vez mais uma realidade e um pouco por todo o mundo surgem resultados otimistas relativos à sua implementação. A melhoria da alimentação dos trabalhadores e a evolução positiva em alguns indicadores de saúde são alguns dos pontos fortes deste tipo de projetos que podem contribuir para a redução do absentismo e aumento da produtividade.

A alimentação é um fator chave para um melhor desempenho profissional. Um estilo de vida e uma alimentação saudável tem um impacto direto na performance dos colaboradores. Esta relação entre uma alimentação cuidada e saudável e o rendimento profissional existe desde há muito tempo.

A implementação de ações de vigilância da saúde do trabalhador, efetuadas pelos Serviços de Saúde no Trabalho (medicina no trabalho), permitem identificar e recomendar medidas preventivas (ex. inclusão de pausas de trabalho para a alimentação e controlo da diabetes por parte do trabalhador), que poderão prevenir, controlar ou evitar a eclosão ou o agravamento de diversas doenças – como a hipertensão, a diabetes, as doenças cardiovasculares, os distúrbios gastrointestinais e outras. É cada vez mais frequente, em diversos setores, as empresas se preocuparem com o bem-estar do colaborador e com um ambiente sustentável e saudável.

Escrito por Maria Augusta Jorge | Nutricionista (CP nº 2952 N) e Técnica Superior de Higiene e Segurança no Trabalho, na empresa Polidiagnóstico Empresas, Grupo Beatriz Godinho Saúde

 

Voltar